Módulo TEF

Atenção suporte / Cliente

Em hipótese algum o caixa deva permitir o cliente sair da loja sem que tenha sido feito a impressão do comprovante do cartão e Nota Fiscal.

O Fechamento da tela de faturamento sem a confirmação, acarretará em cancelamento das transações e assim sendo, sem o faturamento real da venda junto a operadora.

TEF – Transferência Eletrônica de Fundos


Sigla
GP = Gerenciador Padrão – Cappta, Paygo etc
TEF House = Empresas que possuem o produto Cappta, Paygo etc

Como funciona o TEF no Domynus?

O Domynus envia as seguintes informações para o GP, Pagamento débito / Crédito, Valor e quantidade de parcelas para pagamento crédito.

O GP processa as informações e retornado para o Domynus se a transação foi aprovada ou não, caso aprovada, retorna também os dados de aprovação.

Domynus coleta as informações de aprovação e salva-as no banco de dados e continua o fluxo normalmente e ao fim, após a impressão da nota fiscal, é impresso uma via da transação TEF para o cliente e para o Lojista.

Atenção!
Em pedidos express, é obrigatório a geração da NF após o faturamento do mesmo.

A via do cliente e do Lojista são iguais, porque as demais informações além das mostradas, são informações mais técnicas sem utilidade para o cliente no momento da venda.

Quais sãs as informações disponibilizadas pelo TEF ?

Todas as informações são salvas no banco de dados na tabela FIN_TEF_TRANSACOES.

Na tabela FIN_DOCUMENTO, no título do cartão que é gerado, é salvo:

  • Código de controle
  • GP utilizado

Através da informação do código de controle e GP, se obtém as demais informações da transação na tabela FIN_TEF_TRANSACOES

Caso o cliente venha utilizar em outro momento um segundo GP, não ocorrerá conflito dos códigos por conta do nome do GP  utilizado na transação.

Informações mais importantes

  • Tipo de Faturamento
    • Débito = Á Vista
    • Crédito 1x = Crédito á vista
    • Crédito 2x ou mais  = Crédito parcelado
  • Valor
  • Quantidade de parcelas
  • Data e hora
  • Dados do cartão
  • Adquirente
  • Autorização
    • Identificador da Transação. Retornado pela Adquirente
  • Controle
    • Identificador da Transação. Retornado pelo GP.
    • Utilizado para reimpressão e cancelamento de transação.


Status da transação na tabela FIN_TEF_TRANSACOES

  • Confirmado = CON
    • Ocorre quando é confirmado o faturamento de cartão em TEF
  • Cancelada = CAN
    • Ocorre quando é estornado um pedido express com TEF
    • Quando realizado estorno, é gerado uma nova linha na tabela, pois é realizado uma nova transação com status confirmado e a transação solicitada é cancelada.
    • Cancelamento de TEF só podem ser feito no mesmo dia
  • Desfeita = DFT
    • Ocorre quando é realizado a transação TEF, porém não é confirmado o faturamento, é cancelado ou é Limpo F1 – Limpar

Configuração

Primeiramente o cliente deve estar devidamente cadastrado e liberado na TEF House. No sistema de controle que nós temos acesso.

Parâmetros Domynus

Preencha os seguintes parâmetros para Ativar o TEF

  • No cadastro de empresa deve estar o CNPJ correto utilizado no cadastro no TEF House
  • Assinale Usar TEF e Veja a Ajuda deste, informa todos os detalhes para cada TEF House.

Parâmetros GP – Cappta

  • Precisa instalar o GP Informando os dados corretos, CNPJ e PDV.
  • Realizar a atualização das configurações de forma onde todas a etapas estejam corretas
tef - cappta
Atualização do Cappta GP

Parâmetros GP – Paygo

  • Realize as instalações do Paygo Client e Servidor no computador do cliente e configure conforme treinamento da PayGo.

Fluxo de Venda

  1. Consulta de Pedido Express
    Na tela de Pedido Express aparecerá uma coluna indicando se o pedido express possui ou não TEF.Ao lado da coluna Nota Fiscal para o cliente ficar atento caso não tenha TEF.

    tef - consulta pedido express
    Consulta Pedido Expess
  2. Seleção de quantidade de parcelas
    tef - seleção de parcelas
    Seleção de Parcelas

    Não irá aparecer os dados de Operadora e Autorização.
    São informados automaticamente.

    Caso não tenha a bandeira registrada, será cadastrada automaticamente.

    Caso não tenha Internet ou sem possibilidade de transacionar, poderá selecionar a opção Transação Offline  para realizar da maneira sem TEF, onde será necessário informar a operadora e autorização

  3. Operação TEF
    Durante a transação irá aparecer a tela do GP da TEF House, informando detalhes da operação.

    Cappta

    tef - transação
    Transação TEF Cappta

    PayGo

    PayGo
    Transação TEF PayGo


    Operadora Padrão

    Antes de processar, é solicitado a Operadora (Rede, Stone etc), caso o cliente utilize apenas 1 operadora e não deseja ficar selecionando todo momento, basta configurar o parâmetro Operadora Padrão

     

  4. Dados da Transação Aprovada 

    Após a aprovação da Transação TEF, para confirmar os dados, basta olhar na coluna indicada na imagem abaixo o código de controle da transação.

    tef - fechamento venda cod controle
    Transação TEF

    Atenção!
    Nesta tela o cliente não conseguirá utilizar a opção Excluir Parcela no menu botão direito sobre a parcela de cartão com TEF.

    Caso o cliente clique em F1 Limpar todas as transações da venda serão desfeitas.
    Caso o cliente clique em ESC – Cancelar todas as transações da venda serão desfeitas.
    Caso o cliente fecha a tela com CTRL + F4 todas as transações da venda serão desfeitas.

    Em qualquer modo de fechamento desta tela que não seja mediante a confirmação da mensagem Deseja Confirmar? será cancelado todas as transações do TEF.

    Em qualquer dúvida entre em contato com a Tef House ou consulte no portal de vendas da Tef House o número de controle da transação e veja seu status.

    1. Cancelar o FaturamentoApós realizar a transação de TEF, caso deseja F1 – Limpar as Parcelas, ou Excluir a parcela ou Cancelar todo o Faturamento, para PayGO, será necessário realizar o cancelamento de cada transação TEF individualmente, pois não possui módulo de Multi TEF.
  5. Estorno Pedido Express

    Para realizar o estorno do pedido express, sigo o fluxo normalmente, porém é avisado que será necessário realizar o cancelamento do TEF também

    tef - estorno
    Confirmação de estorno

    Após a confirmação, basta confirmar o estorno e em seguida realizar o cancelamento do TEF;

    Cappta

    Para Cappta precisa informar o código do cancelamento solicitado.

    tef- cancelamento
    Código de cancelamento TEF

    PayGO

    Para Paygo, basta informar os dados que forem solicitado, como por exemplo o número do DOC. impresso no comprovante, que também é apresentado na tela das seguintes formas:

     

    PayGo Cancelamento
    Cancelamento TEF Paygo – Solicitando DOC.

     

    Atenção!
    Só é possível realizar o cancelamento de TEF do dia atual.

    Qualquer eventualidade, recuso de cancelamento será informado na tela e impedido o estorno, exceto caso a transação já esteja cancelada, nesse caso, será estornado normalmente.

  6. Fechamento Caixa
    Para impedir o cliente de deixar de emitir nota fiscal, o sistema realiza o bloqueio do fechamento caso tenha Pedido Express com TEF sem nota fiscal, ou com nota fiscal em ABERTO.

    tef - bloqueio fechamento caixa
    Mensagem bloqueando o fechamento do caixa

    Atenção!!!!
    Explique para o cliente que o sistema obriga a geração da nota fiscal do pedido express após faturá-lo.

    Indique ao cliente ficar atento na tela de consulta de pedido express para ter a certeza de que todos os pedidos express com TEF tenha nota fiscal gerada, bastando olhar na coluna TEF e Nota Fiscal.

    tef - consulta pedido express
    A não geração de nota fiscal de vendas com TEF poderá acarretar em multas.

Fim do Fluxo e configuração.


Configuração TEF Homologação

Para realizar a configuração TEF em homologação, siga a etapa TEF – CAPPTA / PayGO neste Link

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s